Raciocinio calculo valor atual parametro tomada decisao compra
TEMA: PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
OBJETIVO: Explicar claramente e resumidamente os princípios fundamentais da contabilidade e qual seu papel fundamental no momento de administrar.
JUSTIFICATIVA: Os princípios fundamentais da contabilidade fazem com que já de inicio se tenha uma visão bem ampla da contabilidade em si, entender esses conceitos facilitará nossa vivência administrativa futuramente.
INTRODUÇÃO:
A Resolução 750 do Conselho Federal de Contabilidade de 29.12.1993, publicada no D.O.U. de 31.12.1993, estabeleceu a obrigatoriedade no exercício da profissão contábil da observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Esses Princípios representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominantemente no universo científico profissional de nosso país.
DESENVOLVIMENTO:
De acordo com a Resolução 750 do CFC, os Princípios Fundamentais de Contabilidade são os seguintes: 1. Princípio da Entidade: reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciar um patrimônio particular de uma pessoa física, do conjunto de pessoas jurídicas. 2. O princípio da Continuidade: afirma que o patrimônio da entidade, na sua composição qualitativa e quantitativa, depende das condições em que provavelmente se desenvolveram as operações da entidade. 3. Princípio da Oportunidade: refere-se ao momento em que devem ser registradas as variações patrimoniais, que devem ser feitas imediatamente e de forma integral, independentemente das causas que as originaram, contemplando os aspectos físicos e monetários. 4. Princípio do Registro pelo Valor Original: as variações do patrimônio devem ser registradas pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos em valor presente e na moeda do país. 5. Princípio da Atualização Monetária - refere-se à correção monetária