Raabe
Introdução 1. Significado do nome Raabe: Ferocidade.
2. Raabe era o nome de um monstro marinho que, segundo a mitologia, era também conhecido como Leviatã e fora dominado por Marduque, o deus sol.
3. O sermão toma por base os textos de Josué 2:1-24; 6:1-27.
I. Quem era Raabe?
1. Raabe viveu em Jericó por volta do ano 1410 a.C. Na época, as mulheres e as crianças não eram contadas nos recenseamentos, não era permitido que estudassem e não desempenhavam funções sociais relevantes na sociedade. Porisso, podemos concluir que Raabe era analfabeta.
2. Ela gozava de má fama por ser prostituta e, ao que tudo indica, morava sozinha. Certamente, abandonada pela família e amigos, passou a ser uma desacreditada, sem o respeito de ninguém.
3. Quem era Raabe? Era gente sem perspectiva de vida, sem esperança nem futuro. Não era pobre apenas materialmente, sua pobreza também era moral e intelectual.
II. Contexto histórico de Raabe
1. Conforme Josué 1:1, os hebreus que tinham saído do Egito sob o comando de Moisés, agora eram liderados por Josué. O povo de Deus precisava reconquistar a terra que tinha sido invadida por povos vizinhos. A missão deveria ser vencer os inimigos que aparecessem pelo caminho e expulsar os que se encontrassem em suas propriedades. Deus tinha protegido Seu povo ao atravessar o Mar Vermelho, proveu água e alimento no deserto, livrou-o dos reis dos amorreus e então chegou a vez de Jericó.
a) Os hebreus se haviam tornado famosos pelas vitórias sobre outros povos. Ler Josué 2:9-11.
b) O governador de Jericó, apavorado, decretou estado de alerta máximo.
2. Mas, atendendo a uma estratégia militar, Josué enviou dois espiões para conhecer o inimigo e elaborar o plano de guerra. Os espias cruzaram as fronteiras num momento de intenso movimento comercial e foram justamente ao ambiente que os turistas frequentavam: um prostíbulo! Ali, foram abordados por