Ra Zes Da Psicologia Izabel Freire
A palavra psicologia vem do grego: “psiché” que quer dizer alma, e “logos” ciência, estudo. Então psicologia significa estudo da alma. Esse termo foi usado para definir uma disciplina que fazia parte da filosofia, Psicologia “Racionalis”, que estudava a “natureza e as faculdades da alma”, ficando conhecida como ciência da alma e ciência da consciência.
O estudo da história da psicologia fornecerá as raízes para compreensão da evolução deste processo com ênfase na fase filosófica ou pré-científica, que vai do século VI aC até 1879 e a fase científica, onde duas etapas a compõem, o nascimento da psicologia científica e sua organização com as escolas psicológicas do século XX.
PARTE I
A PSICOLOGIA FILOSÓFICA OU PRÉ-CIENTÍFICA
1. Período cosmológico: os filósofos e as primeiras raízes da psicologia (Idade Antiga)
Como a psicologia fazia parte da filosofia também teve sua origem na Grécia, num período conhecido como Cosmológico, onde a preocupação era entender o cosmo, saber o princípio que regia o universo. No período denominado pré-socrático alguns filósofos se destacaram:
Tales (640-548 aC) de Mileto foi o expoente do período Cosmológico. Era geômetra, astrônomo, físico, político e comerciante. É um precursor da ciência e da filosofia grega e ocidental. Fundou a Escola de Mileto.
Heráclito (540-475 aC) de Éfeso observava o mundo em constante mudança e percebia a dificuldade de reduzir a mundo a um elemento simples. Não conseguia encontrar nenhuma substancia duradoura no universo.
Pitágoras (570-496 aC) de Samos: a partir de princípios matemáticos procurava descobrir a ordem permanente que regia o mundo, ordem essa, que prevaleceria nas relações humanas e na educação também. Sustentava a existência de uma alma imortal, distinta do corpo. Foi filósofo, astrônomo, passou pela música, entre outras coisas.
Anaxágoras (499-428 aC) de Clazômenas concebia a presença de um espírito ordenador do universo,