R2 - Matemática - Centro Universitário Claretiano
1) De acordo com Fischbein (1993), alguns erros cometidos pelos alunos no seu raciocínio geométrico podem ser explicados por um tipo de ruptura entre o aspecto conceitual e o figural. A estrutura figural pode dominar a dinâmica do raciocínio em vez de ser controlada pelas restrições formais e conceituais correspondentes. Nesse sentido, podemos afirmar que um retângulo e um quadrado são paralelogramos? Justifique sua resposta.
Resposta:
Quando as propriedades figurais se sobrepõem às propriedades conceituais, é totalmente possível que os alunos afirmassem que tanto um quadrado, quanto um retângulo não sejam paralelogramos.
Este fato está relacionado à associação da imagem do quadrado, ou retângulo, como sendo uma figura de quatro lados e que possuem ângulos retos. Já a figura do paralelogramo estaria associado à uma figura de quatro lados de ângulos agudos, ou obtusos. Para sanar estes erros, há a necessidade de conciliar estas duas propriedades (figurais e conceituais) a fim de se evitar tais divergências no processo de aprendizagem.
2) Vimos que o geoplano é um material didático, que pode receber várias aplicações em diferentes níveis de desenvolvimento geométrico dos alunos. Vimos, também, que alguns conteúdos e conceitos geométricos podem ser explorados com a sua utilização. Nesse sentido, sendo você o professor de uma série do Ensino Fundamental, desenvolva uma atividade de sala que explore conceitos e conteúdos de semelhança e congruência de polígonos. Para essa atividade, você deverá utilizar o geoplano.
Resposta:
Antes de propor uma atividade que utilize o Geoplano para o estudo de semelhança de polígonos, é necessário antes descrever o conceito de semelhança geométrica entre os alunos, procurando fixar as duas condições necessárias para semelhança: todos os ângulos devem possuir a mesma medida e os lados correspondentes devem ser proporcionais.
Desta forma, há a possibilidade de desenvolver uma atividade,