qvt qualidade de vida no trabalho
TRABALHADOR TERCEIRIZADO DO IFPB – CAMPUS JOÃO
PESSOA
Thiago Freire Melquíades (1); Wellington Pereira da Silva (2); Luciane Albuquerque
Sá de Souza (3)
(1) IFPB, Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios, e-mail: thiago-melquiades@hotmail.com
(2) IFPB, Unidade Acadêmica de Gestão Negócios, e-mail: wellington_jp500@hotmail.com
(3) IFPB, Unidade Acadêmica de Gestão Negócios, e-mail: lucianealguquerque@yahoo.com.br
RESUMO
O estudo da qualidade de vida no trabalho se tornou uma ferramenta importante para as organizações, pois oferecendo melhores condições de trabalho para seus colaboradores, conseqüentemente, eles produzirão melhores resultados. Esta condição se aplica também nas empresas que terceirizam atividades que não são fim, como limpeza e vigilância. Oferecer condições para que estes colaboradores desempenhem suas atividades da melhor forma, é de fundamental importância. Como também oferecer alternativas para que o colaborador tenha uma qualidade de vida fora do ambiente de trabalho. Estudar a percepção de qualidade de vida dos trabalhadores terceirizados do IFPB – Campus João Pessoa foi o objetivo deste trabalho (resultado do programa de iniciação científica da instituição). Após aplicação de questionários, foi possível observar que salário, lazer, moradia, emprego e saúde são os principais fatores que os entrevistados consideraram importantes para se ter qualidade de vida.
Palavras-chave: Qualidade. Vida. Terceirizado.
1
INTRODUÇÃO
Desde o final do Século XX, tem-se observado que o processo ou fenômeno da terceirização é cada vez mais notável, já que passou a se fazer mais presente e tem se difundido de forma muito expressiva em todos os setores econômicos, seja na agricultura, na indústria ou nos serviços.
Evidencia-se, contudo, que os serviços terceirizados vêm sendo desenvolvidos através de empresas prestadoras de serviços que, teoricamente, têm mais agilidade e flexibilidade