Químico
Fundamentação Teórica/Reações Iônicas
Quando se dissolve um eletrólito em água formam-se íons positivos (cátions) e negativos (ânions). Para que a reação ocorra é preciso que se forme ao menos um produto menos iônico que os reagentes colocados a reagir. Assim pode haver a formação de H2O, de um gás ou de um produto sólido insolúvel em água. Nos dois últimos casos a percepção é visual e no primeiro poderia se perceber uma alteração da temperatura, utilizando-se equipamento para isso.
Com a dissolução de cada eletrólito forma-se em solução um íon positivo e um íon negativo. Para haver formação de um novo produto é necessário que o cátion de um reagente reaja com o ânion do outro. Assim, com o auxílio de uma tabela de solubilidade pode-se prever se a reação ocorrerá ou não.
Por exemplo, a reação entre os reagentes HCl e NaOH pode ser dividida em duas etapas. Na primeira ocorre a dissolução dos eletrólitos conforme a reação:
HCl→ H+ + Cl-
NaOH →Na+ + OH-
Analisando-se os íons formados, percebe-se que entre o Na+ e o Cl- não haverá reação, já que o NaCl é solúvel em água. Já entre o H+ e o OH- há formação de água. Assim a reação pode ser descrita de duas formas:
Na+ + OH- + H+ + Cl- → Na+ + Cl- + H2O ou OH- + H+ → H2O
Os compostos sólidos e iônicos e suas soluções aquosas contêm íons positivos e negativos, em proporções tais que a carga total é nula. A água que bebemos contém concentrações (quantidades) pequenas de muitos íons, e a maioria deles resulta da dissolução de materiais sólidos presentes nos ambientes com os quais a água interage.
A dissolução do sólido iônico resulta da separação dos íons de cargas opostas do material, sendo a água especialmente boa para dissolver os compostos iônicos, pois cada molécula de água tem uma extremidade positivamente carregada e outra negativamente carregada.
Assim, uma molécula de água pode atrair um íon positivo (cátion) à sua extremidade negativa e outro negativo (ânion) à sua extremidade