Química
O Indicador alaranjado de metila, quando uma gota é adicionada na solução ácida, observou, após a homogeneização, uma solução de cor vermelha. O mesmo indicador adicionado, na solução básica, observamos, após homogeneização, uma solução de cor laranja.
O Indicador Fenolftaleína, quando uma gota é adicionada na solução ácida, observou, após a homogeneização, uma solução incolor. O mesmo indicador adicionado, na solução básica, observamos, após homogeneização, uma solução de cor rosa escuro.
O Indicador papel de tornassol rosa, quando mergulhado na solução ácida não apresentou alteração da cor da fita, continuou na cor rosa. O mesmo quando mergulhado na solução básica, apresentou alteração da cor, resultando a cor azul.
O indicador papel de tornassol azul, quando mergulhado na solução ácida apresentou alteração da cor da fita, resultando na cor rosa. O mesmo quando mergulhado na solução básica, não apresentou alteração da cor, continuou na cor azul.
Usamos também, a fita indicadora de pH para comprovarmos que as soluções eram ácida e básica. Ao mergulhar a fita na solução ácida, houve variação das cores contidas na fita e comparando com os padrões colorimétricos, obtivemos o pH=1, logo, conforme escala abaixo, o pH obtido é ácido. Quando testamos a mesma solução ácida, acrescida com mais água, no pHmetro, o valor do obtido foi pH=0,90, ou seja, confirmou o resultado obtido através da fita, o pH é ácido. A fita mergulhada na solução básica, as variações de cores obtidas comparadas com os padrões colorimétricos, constatou o pH=10, logo, conforme escala abaixo, o pH obtido é básico. Escala de pH
|_______________|_______________|
0 7 14 ácido neutro