Química
São funções que abrangem os compostos que apresentam átomos de nitrogênio em suas composições. Elas se classificam em: aminas, amidas, nitrocompostos, nitrilos e sais de amônio quaternários.
Aminas
São compostos derivados da amônia (NH3) pela substituição dos hidrogênios por radicais alquila ou arila. Havendo a troca de um hidrogênio da amônia por um substituinte orgânico, a substância obtida será classificada como amina primária; a troca de dois hidrogênios produz uma amina secundária e a troca de três hidrogênios forma uma amina terciária.
Propriedades Físicas e Químicas
As aminas podem ser encontradas nos três estados físicos: sólido, líquido ou gasoso, as que possuem mais de doze carbonos são sólidas. Seus compostos aromáticos são tóxicos.
Têm pontos de ebulição mais altos que os alcanos, mas geralmente mais baixo que os alcoóis. As aminas primárias e secundárias formam ligações de hidrogênio entre si, aumentando seus pontos de ebulição em relação as aminas terciárias de mesmo peso molecular. São completamente miscíveis em água devido à formação de ligação de hidrogênio com a água.
Nomenclatura
Os componentes principais são: Prefixo (quantidade de carbonos) + Infixo (tipo de ligação) + Sulfixo amina. Um ponto importante é não se esquecer de numerar a cadeira começando pelo carbono mais próximo do grupo funcional (NH2).
Exemplo:
H3C – CH2 - CH2 - CH2 - NH2 Butan-1-amina
Uso
A anfetamina é usada como um estimulante. A trimetil-amina é responsável pelo odor do peixe pode e que também é secretada pelo coiote e pelos cães. A putrescina é responsável pelo cheiro desagradável da carne apodrecida.
[pic] Anfetamina [pic] Trimetil-amina
[pic]