Química
METAIS ALCALINOS (1A)
Alcalinos são os elementos do Grupo 1 (1A) da Tabela Periódica. Formada pelos seguintes metais: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr). • Têm este nome porque reagem muito facilmente com a água e, quando isso ocorre, formam hidróxidos e gás hidrogênio. 2 Li(s) + 2 H2O(l) → 2 LiOH(aq) + H2(g) • A química é dominada pela perda de seu único elétron s: M → M+ + e• A reatividade aumenta ao descermos no grupo. • Todos os metais alcalinos são macios.
• Os
METAIS ALCALINOS (1A)
• Os metais alcalinos emitem cores características quando colocados em uma chama à alta temperatura. • O elétron s é excitado por uma chama e emite energia quando retorna ao estado fundamental.
METAIS ALCALINOS (1A)
Lítio
Sódio
Potássio
As cores características da chama para os diferentes elementos não se devem todas à mesma transição, ou à mesma espécie.
Empacotamento Cúbico de Corpo Centrado (CCC)
Energias de hidratação - É a energia liberada quando moléculas de água se separam uma das outras e são atraídas por moléculas ou íons de um soluto que esta se dissociando na água. (Valores em kJ/mol)
∆Hhid Li Na K Rb Cs -519 -406 -322 -293 -264
Segundo as regras de Fajans, qual dos metais alcalinos e alcalinos terrosos devem apresentar um caráter covalente mais acentuado em seus compostos? Justifique.
A capacidade que uma espécie tem de tirar elétrons de outra espécie é medida pelo potencial de redução, Eo.
Abundância
A abundância é muito variada na crosta terrestre: desde o Cálcio (5º metal mais abundante), seguido pelo Sódio, Magnésio até aos metais mais raros como Césio e Berílio.
Abundância na crosta: as quantidades citadas estão na base 10
Ocorrência e Obtenção
Sódio, Potássio, Magnésio e Cálcio são abundantes na crosta terrestre, mas a obtenção dos metais requer muita energia e consequentemente