Química
O termo caloria refere-se à quantidade de energia que o alimento fornece ao organismo, considerando que ela seja totalmente aproveitada.
Em termos científicos, caloria (cal) é uma unidade que indica o calor necessário para elevar a temperatura de 1g de água em 1ºC. Esta última definição nos ajuda a determinar a quantidade de calorias de cada alimento, sendo que para tal utiliza-se um aparelho denominado calorímetro bomba, ou apenas calorímetro, mostrado logo abaixo:
Resumidamente, faze-se o seguinte: o alimento que se deseja analisar é colocado dentro da câmara de combustão ou câmara de reação do calorímetro. Ao redor, no vaso calorimétrico, fica uma determinada massa de água. O alimento é então queimado dentro da câmara, liberando calor para o meio, elevando a temperatura da água. O termômetro nos mostra qual era a temperatura da água antes e depois da combustão do alimento. Com o valor da variação da temperatura é possível determinar a energia ou quantas calorias o alimento fornece.
Existem três tipos de nutrientes, que são: carboidratos (glicídios), proteínas (protídeos) e os óleos e gorduras (lipídios).usando a formula:
Q = m . c . ∆t
Onde:
Q = calor recebido pela água e cedido pelo alimento; m = massa da água contida no calorímetro; c = calor específico da água (1 cal/g . ºC);
∆t = variação da temperatura da água (tfinal – tinicial).
Chegasse a o resultado:
Carboidratos ou glicídios: Aproximadamente 4,0 kcal, independentemente da fonte.
Exemplos: batata, macarrão, pães, arroz, milho, frutas e doces.
Proteínas ou protídeos: 5,2 kcal. Muitas vezes encontramos o valor de 4,0 kcal também, porque as proteínas fornecem energia como os carboidratos, mas com um custo maior para o organismo no que diz respeito à quantidade de energia necessária para o metabolismo (queima da proteína).
Exemplos: Carnes, ovos, leite e seus derivados.
Óleo e gorduras ou lipídios: aproximadamente 9,0