Química
Determinação de volumes de instrumentos de laboratório e determinação de densidade de sólidos e líquidos
1. Objetivos
Familiarizar o aluno com alguns instrumentos volumétricos e balanças de laboratório. Comparar diferentes escalas de volume e determinar densidades de sólidos e líquidos.
2. Introdução
A Densidade: Uma das propriedades que caracteriza uma substância é a sua densidade. Devido a sua importância, e porque os cálculos de densidade são exemplos do uso da análise dimensional, este é o momento ideal para a discussão desta grandeza. A densidade é definida como a massa da unidade de volume de uma substância, ou, simplesmente, massa por unidade de volume. A densidade de um objeto é calculada pela divisão da massa do objeto por seu volume, ou (4)
Densidade = massa volume
Qual o significado desta grandeza? A densidade expressa à quantidade de matéria presente em uma dada unidade de volume. Quando dizemos que o chumbo tem maior densidade do que o alumínio, isto significa que num dado volume de chumbo há mais matéria que no mesmo volume de alumínio. (Algumas vezes ouvimos dizer que "o chumbo é mais pesado que o alumínio"; esta afirmação é imprecisa. "Pesar mais" é interpretado por "ter maior massa que". O principal inconveniente da frase é a ausência da especificação do volume. Um metro cúbico de alumínio tem maior massa do que um centímetro cúbico de chumbo.) (4)
As densidades de sólidos e líquidos são comumente expressas em gramas por centímetro cúbico (g/cm3), unidades derivadas SI. (Lembre-se de que por causa da equivalência do milímetro e do centímetro cúbico, a unidade gramas por mililitro (g/mL), embora não pertencente às unidades SI, equivale exatamente a gramas por centímetro cúbico.) Os gases são muito menos densos do que os outros estados da matéria, por isso a unidade SI gramas por decímetro cúbico (g/dm3), é a mais conveniente. (A unidade equivalente gramas por litro, g/L, não pertencente às