Química
Nesta aula prática de laboratório realizou-se a extração da Trimiristrina da noz-moscada.
A noz-moscada possui cerca de 10 % de óleo essencial, composto principalmente por hidrocarbonetos. Possui composição química variável, contém em média: 9,0 % de água; 6,5 % de compostos hidrogenados; 33% de gorduras; 4,5 % óleos essenciais; 27 % de amido; 14,5 % de extratos não nitrogenados; 3 % de celulose e 2,5 % de cinzas. O óleo essencial tem na sua composição a trimiristrina que atua como narcótico e é tóxica se ingerida em grandes quantidades.
O constituinte lipídico majoritário da noz-moscada é a trimiristina, uma gordura, que se encontra no estado sólido à temperatura ambiente, um triacilglicerol (lipídio saponificável), de cuja hidrólise se obtém o ácido mirístico (ácido graxo saturado, C14H28O2), que pode ser utilizado como substituto da manteiga de cacau. A trimiristrina é utilizada também na indústria de cosméticos, na fabricação de chás, manteiga de cacau, velas, entre outros.
Sua cadeia contém 3 ésteres e 45 carbonos.
A extração pode ser feita com através de solventes básicos como o etanol.
A diferença entre óleos e gorduras
Gorduras e óleos são triglicerídeos, ou seja, são cadeias carbônicas longas que são ligadas a um 1,2,3 - propanol ou seja uma glicerina. Nas gorduras essa cadeia carbônica entende a possuir apenas ligações simples entre os átomos de carbono, desta forma formando uma cadeia que pode-se sobre por sobre outra, assim aumentando a sua rigidez. Desta forma a gordura torna-se sólida. Nos óleos por sua vez esta cadeia carbônica tende a possuir "olefinas" ou seja ligações duplas entre os carbonos. Essa ligação dupla altera o angulo de ligação carbono a carbono, desta forma distorcendo a cadeia, assim as cadeias carbônicas de um óleo não são sobrepostas, o que diminui sua interação molécula com molécula, assim à tornando líquida. logo, gorduras são sólidas e óleos são líquidos.
Estrutura química molecular da Trimiristrina