Química
A Química é uma ciência, um ramo do conhecimento humano que visa compreender alguns fenômenos, estudando-os organizadamente a partir de um método científico. Dá ênfase à análise das substâncias, da sua composição, estrutura e propriedades.
É importante não confundir “química” com “substâncias nocivas”, como na frase “não tomo remédios, pois contém muita química”. Tudo o que existe na Terra é constituído por substâncias químicas, o que faz com que a sentença esteja incorreta.
Essa ciência está no nosso dia-a-dia nos produtos que consumimos, como alimentos, cosméticos, roupas, remédios, etc, assim como em suas embalagens e matérias primas, direta e indiretamente.
As substâncias químicas servem tanto para o bem quanto (quando são usadas erroneamente) para o mal, podendo acarretar doenças, poluição e desequilíbrios ambientais.
O conhecimento é fundamental na hora de tomar decisões, tanto para si quanto para a comunidade. Assim, compreender a Química como um todo é um exercício de cidadania.
Algumas características dessa ciência são:
- Linguagem própria e universal, para facilitar a comunicação e o entendimento.
- Envolvimento de outras áreas, como Matemática e Física.
- Caráter experimental = baseia-a na observação dos fenômenos, tanto em laboratório quanto na natureza, além de execução de experiências e cuidadosa interpretação dos resultados, afim de que tenham reprodutibilidade.
- Caráter puro e aplicado = quando uma pesquisa química é voltada para o entendimento da natureza, é considerada pura; para resolver um problema prático, é chamada aplicada.
- Caráter interdisciplinar = colabora para outras ciências, como a Engenharia e a Medicina.
História da Química
Há mais de 3.500, os egípcios já usavam técnicas envolvendo transformações químicas. Por volta de 478 a.C., o filósofo grego Leucipo apresentou a primeira teoria atômica que se tem notícia, aperfeiçoada por seu discípulo Demócrito. Ela dizia que todas as coisas do universo são