Química
ENGENHARIA DE MECÂNICA
DIVANIL TRINDADE
ELIAS BROEDEL
CAMILA DE ANGELI
Prática N° 03 (28/08/2014):
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE
Disciplina: Química Experimental
Professor (a): Kirlene Salgado Fernandes Penna
VILA VELHA
AGOSTO – 2014
DIVANIL TRINDADE
ELIAS BROEDEL
CAMILA DE ANGELI
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE
Relatório do curso de graduação de Engenharia mecânica apresentado a Universidade de Vila Velha – UVV, como parte das exigências da disciplina de química experimental sob orientação do Professor (a) Kirlene.
VILA VELHA
AGOSTO– 2014
INTRODUÇÃO
A densidade absoluta ou massa específica é definida como a massa por unidade de volume de uma substância ou simplesmente massa por unidade de volume.
Ua = Ma . Va
Onde: Ua é a densidade absoluta ou massa específica do corpo, Ma é a massa do corpo e Va é o volume do corpo.
A densidade indica a quantidade de matéria presente em uma unidade de volume. As densidades de sólidos e líquidos são comumente expressas em gramas por centímetro cúbico, g/cm3.
Para um sólido que tenha uma forma regular (por exemplo: um cubo, um prisma), o volume pode ser calculado pela medida direta dos comprimentos das arestas, e a massa do objeto pode ser medida facilmente com uma balança. Se o sólido for irregular, usa-se um instrumento volumétrico graduado (proveta ou bureta), parcialmente cheio de água deionizada, o seu volume poderá ser determinado mergulhando-o num liquido de densidade menor e medindo o volume do liquido deslocado. Esse método permite a determinação da densidade de substâncias sólidas.
OBJETIVO
Determinar e comparar a massa especifica e a densidade de líquidos e sólidos cedidos, usando os métodos apresentados na apostila e outros métodos encontrados.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais disponíveis na