química
CURSO DE ENGENGARIA CIVIL
ISNAND MIRANDA SANTOS
NOME 01
NOME 02
NOME 03
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA
São Luís
2014
ISNAND MIRANDA SANTOS
NOME 01
NOME 02
NOME 03
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA
Relatório apresentado a disciplina de Química do curso de engenharia civil da Faculdade Pitágoras, para obtenção da primeira nota parcial 01.
São Luís
2014
INTRODUÇÃO
As vidrarias de laboratório são em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto, as mesmas devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado é mais trabalhado que quaisquer outros vidros, por isso mais caros.
O vidro é feito de sílica, que é um material muito parecido com os grãos de areia que encontramos na praia, essa sílica é derretida e moldada de acordo com o recipiente químico que se deseja criar. Existem vários materiais no laboratório de química que são feitos por vidrarias: pipetas, bicos, tubos de ensaio, conta gotas, entre muitos outros utensílios.
Como já ressaltamos, as vidrarias de laboratório de química tem que se preocupar com o material utilizado nos produtos que apresenta aos seus consumidores; isso, pois as diferentes reações químicas e físicas que ocorrem no laboratório podem quebrar o recipiente e colocar em cheque a segurança do pesquisador ou do usuário do material. O vidro temperado recebe alguns elementos adicionais ao silício, dessa forma, o material consegue comportar as alterações de temperatura e não sofre rachaduras, o que faz com que o pesquisador consiga trabalhar de forma tranquila e segura.
Quando entramos em um laboratório de química, notamos que diversos materiais são feitos de