Química
SEPARAÇÃO DE MISTURAS
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
1-INTRODUÇÃO
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância. Para a separação dos componentes de uma mistura, utilizamos um conjunto de processos físicos denominados análise imediata. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura. A escolha dos melhores métodos para separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes. Os experimentos propostos possuem um nível didático, com o objetivo de facilitar a compreensão da parte teórica na referida disciplina, aprimorando o conhecimento e, consequentemente, melhorando o aprendizado, tornando-o mais significativo. Além do vínculo escolar, também acentuamos a importância da experiência no laboratório para ter novos conhecimentos, já que os avanços das ciências são colocados à nossa disposição. Enfim, é através da interação com esse ambiente de aprendizagem e a partir da fundamentação básica, que se pode despertar para o mundo da pesquisa científica.
2-Objetivo do experimento
Separar os componentes de uma mistura e identificar os processos de separação.
3-Materiais usados na experiência
Bolinhas de isopor; bacia.
Copo, areia, água e óleo.
Mata de aquecimento, cabeça de destilação, funil, balão de destilação com saída lateral, garras e suportes universais, condensador, bico de papagaio liso, mangueira para entrada e saída de água, elemeyer 100 mL, 490 mL de catuaba.
4-Procedimentos
a) Pegue as bolas de isopor coloridas e as coloque em uma bacia. Separe-as de acordo com suas cores. Esse processo é denominado catação (as substâncias são separadas manualmente, com uma pinça, colher, ou outro objeto auxiliador. É utilizada na separação de grãos bons e ruins de feijão).
b)