Química
Os estados da matéria podem, de forma simplificada, ser agrupados em sólido, líquido e gasoso. Uma das propriedades macroscópicas que geralmente distingue esses três estados da matéria é a densidade específica (massa/volume).
Pode-se definir a densidade de um sólido, líquido ou gás conhecendo-se as variáveis volume (V) e massa (m) para uma dada temperatura, e a unidade dessa grandeza no SI é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para gases, costuma ser expressa em gramas por litro (g/L). d = m / v
De forma geral, se a substância é homogênea, então a sua densidade é a mesma em todos os pontos do volume que ocupa. A densidade depende do tipo de substância, mas é em geral influenciada pela temperatura e pela pressão.
Podemos classificar densidade absoluta como a relação entre a massa e o volume de um corpo, nas condições de pressão e temperatura consideradas.
A densidade relativa expressa um valor que compara densidades de dois gases diferentes, nas mesmas condições de temperatura e pressão, revelando a relação entre as suas densidades. Tal densidade explica a razão de um balão de um determinado gás subir ou descer solto no ar.
Muitos confundem o conceito de densidade com massa específica, todavia usa-se densidade para representar a razão entre a massa e o volume de objetos sólidos (ocos ou maciços), e "massa específica"para líquidos e substâncias.
1.2. Grandezas semelhantes ou relacionadas à densidade
Massa específica (ρ) e volume específico (v)
Uma dada amostra de uma substância de massa m kg ocupa um volume V m3. A relação massa por volume tem o nome de massa específica e a relação volume por massa tem o nome de volume específico e, obviamente, uma grandeza é a inversa da outra.
Grandeza Definição
Unidades SI
Massa específica ρ = massa / volume kg/m3
Volume específico v = volume / massa