química
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO POFISSIONAL
TÉCNICO EM QUÍMICA AO NÍVEL MÉDIO
ANÁLISE QUÍMICA QUALITATIVA
PABLO CRUZ
LILIANA ALVES MUNIZ
MARIA LUA MATOS FACUNDO
SARAH LAYSSA COSTA ARAÚJO
THAYNARA DOS SANTOS ARAÚJO
VIVIAN KATHLEEN FERREIRA CRUZ
CONTINUAÇÃO DE INTENTIFICAÇÃO DOS CÁTIONS DO GRUPO III
Bacabal/2014
Os experimentos devem ser usados para verificar uma teoria testando suas consequências.
-Robert Grosseteste-
1 INTRODUÇÃO
O grupo III também chamado de grupo do sulfeto de amônio, compõem-se de íons de sete metais que são precipitados com hidróxidos ou sulfetos numa solução tamponada de NH4OH/NH4Cl, contendo (NH4)2S.
Cinco desses elementos, crômio, cobalto, níquel, ferro e manganês são elementos de transição e por esta razão pode-se esperar que suas propriedades sejam aquelas de elementos que têm uma camada interna de elétrons incompleta, isto é, valência variável, íons coloridos e uma forte tendência para formar íons complexos.
O zinco e alumínio não são metais de transição mas o íon Al+3 tem muitas propriedades semelhantes ao do Cr+3 e Fe3+, o que pode ser explicado pelos íons terem a mesma carga e raios aproximadamente iguais. Os hidróxidos de zinco, crômio e alumínio são anfóteros.
O reagente precipitante do grupo III é o íon sulfeto. O grupo é precipitado adicionando-se uma solução (NH4)2S, é uma solução tamponada com NH4OH/NH4Cl contendo os íons desse grupo.
Para assegurar uma separação adequada dos cátions do grupo III, quando se faz a análise de uma amostra desconhecida, deve-se evitar a precipitação dos cátions do grupo II (Mg2+, Ca2+, Ba2+ e Sr2+). Destes íons, somente Mg2+ pode precipitar como hidróxido em presença de NH4OH, mas o NH4Cl impede essa precipitação: a alta concentração de íons NH4+, devido ao efeito de íons comum, reduz a