Química
Ver artigo principal: História da química
Antoine Lavoisier (1743–94) é considerado "o pai da química moderna".
As raízes da química podem ser atribuídas ao fenômeno de queima. O fogo era uma força mística que transformava uma substância em outra e de interesse primordial para a humanidade. A utilização do fogo levou à descoberta do ferro, do vidro e do ouro: este último tornou-se um metal precioso e logo muitas pessoas estavam interessadas em encontrar um método para tranformar outras substâncias nele. Isto levou ao desenvolvimento da protociência chamada alquimia. A palavra químico é derivada do neolatim chimista, uma abreviação de alchimista(alquimista). Os alquimistas descobriram muitos processos químicos que levaram ao desenvolvimento da química moderna e esta químicacomo se conhece hoje, foi concebida especialmente por Antoine Lavoisier com a sua lei da conservação de massa de 1783. As descobertas dos elementos químicos possuem uma longa história e culminou na criação da tabela periódica por Dmitri Mendeleev. O Prêmio Nobel de Química, criado em 1901, forneceu uma excelente visão geral sobre as descoberta em química desde o início do século 20.
Educação[editar]
Muhammad ibn Zakariya ar-Razi(Rasis), químico persa e um dos alquimistas mais famosos: descobriu o processo de prepararálcool, isolou muitas substâncias, produziu muitos medicamentos e descreveu muitos aparatos de laboratório.
Cargos para exercer a função de químico exigem ao menos o diploma de nível superior, mas muitas posições, especialmente aquelas empesquisa, exigem o doutorado. A graduação em química enfatiza grande carga horária em disciplinas da matemática (cálculo diferencial,cálculo integral, geometria analítica) e física (mecânica, termodinâmica, eletricidade e óptica) em parte porque a química é tida como a "Ciência Central", assim químicos deveriam ter um amplo conhecimento sobre ciências. Na pós-graduação (mestrado e doutorado), os estudantes se