Química
MINAS GERAIS – UNILESTE
Relatório de Aula de
Laboratório de
Química Geral I
Aula 6: Processos gerais de separação de misturas: Filtração e Decantação
Relatório referente às exigências da disciplina de Química Geral I do curso de Engenharia Química.
Componentes: Adriana Penha Santos Carlos Mendes de Freitas Melo Josiane Vieira Peixoto Jussara Ariene Silva Professora: Rosangela Maria Vitor Paranhos
Coronel Fabriciano – MG
Novembro/2013
1. AULA 6: Processos gerais de separação de misturas: Filtração e Decantação
2. OBJETIVOS:
Realizar a separação de componentes de vários tipos de misturas usando-se filtração e decantação.
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA:
1- Filtração Operação que consiste em separar líquidos de sólidos, através de papel (papel de filtro), algodão ou lã de vidro.
Para que uma filtração se processe a contento, as seguintes condições deverão ser satisfeitas:
corpo sólido não deve passar através do filtro ou penetrar em seus poros, obstruindo-os. que o líquido não reaja com o papel ou algodão, nem os dissolva, mesmo que parcialmente (líquidos corrosivos ou dissolventes de celulose).
No primeiro caso, a adição de produtos coadjuvantes à mistura que agem como absorventes da parte sólida, geralmente coloidal, favorece a filtração. Como produtos coadjuvantes emprega-se terras de diatomáceas (Terras de infusórios), que absorvem não só os produtos coloidais, mas também o carvão ativado usado nas filtrações como descorante e que, não raro, passa através do papel.
As filtrações simples são feitas em funil de vidro comum, com papel de filtro, algodão ou lã de vidro. Utiliza-se lã de vidro quando se trata de substâncias de ação corrosiva ou dissolventes de celulose. Utiliza-se algodão comum quando se deseja evitar perda do material, por dispersão através do papel.