Química
O peso p de um corpo é a força gravitacional resultante decorrente da ação de todas as forças gravitacionais exercidas pelos outros corpos do universo sobre o corpo considerado. Nas vizinhanças da superfície da Terra (massa mT e raio RT), o peso é basicamente dado pela força gravitacional da Terra. E energia potencial gravitacional U de dois corpos de massas m e mT separados por uma distância r é inversamente proporcional a r. A energia potencial gravitacional nunca é positiva; ela é igual a zero somente quando dois corpos estão separados por uma distância infinita.
(formula peso na superfície da Terra)
(formula aceleração da gravidade na Terra) U= GmT/ Rt²
ÓRBITAS
Quando um satélite se move ao longo de uma órbita circular, a aceleração centrípeta é fornecida pela atração gravitacional da Terra. As três leis de Kepler descrevem o caso mais geral: uma órbita elíptica de um planeta em torno do Sol ou um satélite em torno de seu planeta.
V = GmT/r (velocidade em uma órbita circular)
T = 2r/v = 2rr / GmT = 2r²/³ / GmT (período em uma órbita circular)
BURACOS NEGROS
Caso uma distribuição de massa com simetria esférica, sem rotação, que apresente uam resultante M possua um raio menor do que o raio de Schwarzschild, Rs, tal corpo denomina-se Buraco Negro. A interação gravitacional impede o escape de qualquer tipo de matéria, incluindo a luz, do interior da esfera com raio Rs.
Rs= 2GM/c² (Raio de Schwarzschild)