Química
1. Objetivo
3
2. Introdução Teórica
3
3. Materiais e Reagentes
3
3.1 Materiais Utilizados
4
3.2 Reagentes Utilizados
4
4. Procedimento Experimental
4
5. Análise de Resultados
5
6. Conclusão
5
7. Referências Bibliográficas
6
1.Objetivos
A prática experimental realizada teve como objetivo principal a pesquisa qualitativa de íons, que se fixa na mistura de determinados reagentes, formando uma nova solução com novas características a serem observadas, como por exemplo, a sua coloração e a formação de precipitado: caracterizando assim, a obtenção de íons na nova solução.
2.1Introdução Teórica
Nesse experimento de solubilidade de substâncias, buscamos analisar o comportamento do íon. O íon é um átomo que quando o falta elétrons, o mesmo adquire carga positiva, que se denomina cátion. Já na situação que há o excesso de elétrons, o íon se apresenta com carga negativa, chamada de ânion. Nesses casos de ganho ou perda de elétrons, é atribuída uma carga elétrica para o átomo.
O processo pelo qual os íons são liberados na solução quando se dissolve um soluto é denominado dissociação.
Embora a dissociação eletrolítica ocorra em solventes além da água, só é considerada a dissociação em soluções aquosas.
Segundo Arrhenius, um gênio na área de exatas, quando uma substância dissolve-se em água, vai-se dividindo em partículas cada vez menores. E as substâncias que fornecem íons à solução são chamadas de eletrólitos, assim conduzem eletricidade melhor que o solvente puro. Por outro lado, o não-eletrólitonão libera íons na solução à medida que se dissolve e assim não influencia a condutividade do solvente (a condutividade elétrica envolve a passagem, através de um meio, de partículas carregadas eletricamente, como íons).
3.Materiais e Reagentes
No experimento feito foram utilizados certos materiais e reagentes listados abaixo.
3.1 Materiais utilizados:
1. Tubos de ensaio
2. Conta gotas
3. Suporte