Química
Efeito do exercício sobre o sono- Segundo Mello e Tufik (2004), sabe-se que adolescentes fisicamente ativos e em boa forma física possuem benefícios quanto à eficiência e quanto à qualidade do sono, enquanto adolescentes inativos queixam-se de sono ruim, de baixa eficiência e consequentemente sentem-se mais estressados. O exercício físico provoca o aquecimento corporal, diminui a latência do sono, ou seja, facilita o início do sono. Em indivíduos sedentários a prática de exercícios físicos no início da noite pode acarretar insônia, o que não acontece com indivíduos treinados.
Efeito do exercício sobre os transtornos de humor- Na adolescência os transtornos de humor são caracterizados por condutas, como: diminuição das atividades diárias, negativismo, comportamento anti-social, perda da auto-estima, ansiedade e déficits cognitivos.O exercício aumenta a auto-estima, ajuda no autoconhecimento corporal e no cuidado com a aparência física, melhora a capacidade funcional, reduz a obesidade e melhora a qualidade de vida dos adolescentes.
Efeito do exercício sobre o crescimento e desenvolvimento- No período da adolescência ocorre um importante aumento na mineralização, na densidade e na massa óssea. É de senso comum na literatura de que o exercício físico regular auxilia este processo, embora ainda não especifiquem a intensidade, a freqüência, o tipo de exercício e a duração que promove tal aumento da massa óssea. Contudo, sabe-se que os exercícios de maior impacto (ginastica límpica) apresentam maior densidade de massa óssea que os exercícios de menor impacto (natação). Deve-se considerar também que a prática regular de