Química
INTRODUÇÃO
A fotocolorimetria é um método analítico que permite determinar a concentração das soluções através da medida da intensidade de luz absorvida ou transmitida pelas mesmas. (UFPR, 1988). Diversas substâncias podem ser quantificadas através deste método
A substancia de interesse neste experimento foi a glicose, cuja presença foi indicada pelo método DNS que é o mais utilizado para quantificação de açúcares redutores. O processo envolve a reação da amostra com reagente de DNS quando submetido à temperatura de 100° por 5 minutos (FONTES, 2009), onde ocorre a oxidação do grupo carbonila.
Os objetivos do trabalho foram determinar o espectro de absorção de produtos coloridos da oxidação da glicose, caracterizar o comprimento de onda onde ocorre a máxima absorção e construir uma curva padrão.
MATERIAL E MÉTODOS
Os materiais utilizados para a realização deste experimento foram:
• Solução Padrão de Glicose 10umols/mL
• Água destilada
• Reagente DNS
• 6 tubos de ensaio
• Fotocolorímetro
• Estante para tubo de ensaio
Primeiramente, foram preparados 6 tubos de concentração de glicose diferentes segundo a tabela abaixo: Após preparos os tubos, todos foram levados em banho maria por um período de 5 minutos. Os tubos 2 e 4 foram utilizados para varrer o espectro, ou seja, determinar a absorbância de cada tubo nos vários comprimentos de onda, sendo que o tubo B, que não continha qualquer porcentagem de glicose foi utilizado para a ajustar o ponteiro do galvanômetro do aparelho com transmitância de 100% e absorbância em 0 em cada comprimento de onda.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Após os tubos de ensaio serem fervidos em banho maria, percebeu-se que quanto maior era a concentração de glicose mais forte era a cor vermelha da solução. A figura abaixo demonstra os níveis de vermelho obtidos em cada tudo de ensaio. Após calibrado o fotocolorímetro com o Tubo B, que não