Química
RECARGA
DE
CARTUCHOS
JANEIRO/2003
2
INTRODUÇÃO
A recarga é um procedimento que deve ser feito com muito cuidado e atenção, depende diretamente das condições de uso de seu cartucho original.
Nesta apostila são apresentados os procedimentos de recarga para cerca de 99% dos cartuchos utilizados no mercado.
Você poderá utilizar estes procedimentos para economizar cerca de 90% do preço de um cartucho novo ou para vender cartuchos reciclados.
PROCEDIMENTOS INICIAIS IMPORTANTES:
1)Evite colocar as mãos sobre os contatos metálicos do cartucho, prevenindo seu mau funcionamento.
2)Não permita que o cartucho permaneça fora da impressora por longo período de tempo porque a tinta que ficou dentro dos bocais vai secar causando a obstrução do fluxo de tinta. Usando o cartucho com tinta seca nos bocais pode danificá-los e tornar o cartucho inoperante. Caso seja inevitável, guarde em um local lacrado tipo um saco plástico que fecha com zipper.Não recarregue um cartucho que esteja sem uso por mais de 24h. O ideal é recarregar um cartucho que esteja em uso e que tenha começado a imprimir com tonalidade mais fraca, sinalizando que já está com baixo volume de tinta.
3)Não gaste tempo excessivamente longo recarregando seus cartuchos.
4)Não recoloque o cartucho na impressora se este apresentar sinais de gotejamento. 5)Não force a introdução de tinta no cartucho após a recarga do mesmo, pois isto certamente causará gotejamento.
6)Após a recarga do cartucho e antes de começar a utilizá-lo em seus trabalhos, imprima 1 barra preta e/ou 3 coloridas (ciano, amarelo e magenta) de acordo com a cor do cartucho.
7)Faça o procedimento de recarga com luvas e seringa sobre uma folha de jornal. 8)Verifique se os cartuchos estão com tinta ressequida, forçando a cabeça de impressão sobre um papel toalha. Caso o cartucho tenha tinta ressequida e não imprima apropriadamente depois de recarregado, e voce já processou a rotina de limpeza do cabeçote da