Química
(Padronização de permanganato de potássio e determinação de peróxido de hidrogênio em amostra farmacêutica)
Lucas Oliveira Mota Santos
Rafaela Vaz Pereira da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA
DISCIPLINA: QUI-A01 PRINCÍPIOS DE ANÁLISE QUÍMICA
DOCENTE: LEONARDO TEXEIRA
Volumetria redox
Padronização de solução de Permanganato de Potássio
Data: 05/05/2010
Determinação da concentração de peróxido de hidrogênio em amostra farmacêutica
Data: 12/05/2010
Lucas Oliveira Mota Santos
Rafaela Vaz Pereira da Silva
Salvador
2010.1
1 OBJETIVOS DO EXPERIMENTO * Padronizar uma solução de permanganato de potássio (de concentração aproximadamente conhecida através de um padrão primário) a fim de utilizar em experimentos posteriores e exemplificar sua utilização como agente oxidante; * Determinar a concentração de peróxido de hidrogênio em uma amostra, para exemplificar a aplicação da volumetria redox; * Verificar se o teor de peróxido de hidrogênio indicado no rótulo de um frasco de água oxigenada é concordante com o analisado ou se apresenta algum desvio significativo.
2 INTRODUÇÃO TEÓRICA
A titulação redox constitui um método eletroquímico de análise, o qual é baseado nas propriedades de transferências de elétrons entres espécies químicas, ou seja, numa reação de oxidação-redução entre o titulante e o analito e que é útil na determinação direta de elementos que apresentam mais de um estado de valência. Neste tipo de titulação, a referência do ponto final é o potencial da solução envolvida, que tem uma variação brusca no ponto de equivalência, e o titulante pode ser um agente redutor (redutimetria) ou oxidante (oximetria). Um tipo de oximetria que utiliza o permanganato de potássio como agente titulante é chamada pemanganimetria.
As titulações permanganimétricas são dependentes da acidez do meio titulado, da temperatura, da velocidade de adição do permanganato de potássio e da