Química
* Sumário
* 1. Introdução
Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
O tratamento de água consiste na remoção de impurezas e contaminantes antes de destiná-la ao consumo. Isso porque a água sempre contém resíduos das substâncias presentes no meio ambiente como microorganismos e sais minerais, necessitando, pois, de tratamento para remover as impurezas que podem ser prejudiciais ao homem.
* 2. Desenvolvimento
2.1 O tratamento de água
O tratamento da água tem por objetivo condicionar as características da água bruta, isto é, da água como encontrada na natureza, a fim de atender de médio à qualidade necessária a um determinado uso.
A água a ser utilizada para o abastecimento público deve ter sua qualidade ajustada de forma a: * Atender aos padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde e aceitos internacionalmente; * Prevenir o aparecimento de doenças de veiculação hídrica, protegendo a comando, saúde da população; * Tornar a água adequada a serviços domésticos; * Prevenir o aparecimento da cárie dentária nas crianças, através da fluoretação; * Proteger o sistema de abastecimento de água, principalmente tubulações e órgãos acessórios da rede de distribuição, dos efeitos danosos da corrosão e da deposição de partículas no interior das tubulações.
O tratamento da água pode ser parcial ou completo, de acordo com a análise prévia de suas características físicas, químicas e biológicas. O tratamento coletivo é efetuado na Estação de Tratamento de Água (ETA), onde passa por diversos processos.
A divisão do tratamento de água:
Estação de tratamento de água
Os processos de tratamento de águas residuárias são classificados em