Química e Reciclagem
O Pacto Nacional da Indústria Química
Somente em faturamento líquido, o Brasil ocupa a 9ª posição no ranking da indústria química mundial. A partir de agora, o objetivo é posicionar a indústria nacional entre as 5 maiores do mundo, tornando o país superavitário em produtos químicos e líder em química verde.
As pessoas que esperam o açougueiro desossar e retirar o sebo das peças de carne que compram geralmente não sabem que se inicia ali uma complexa cadeia de processos da indústria química e que aquelas partes bovinas rejeitadas pelos consumidores de bife voltarão para eles em outras e inesperadas formas.
A utilidade deste aproveitamento industrial dos subprodutos do comércio de carne se dá tanto por seus resultados finais, quanto por poupar o meio ambiente de receber milhões de toneladas de resíduos orgânicos que se transformariam invariavelmente em lixo urbano se não encontrasse este ou outro modo de aproveitamento. Tudo começa com a separação, nos próprios açougues, dos ossos e do sebo bovino, com o objetivo de vendê-los a indústrias especializadas que os coletam para utilizá-los como matérias primas. Ex: Ossos são compostos orgânicos ricos em cálcio e proteína. Como estas substâncias têm grande valor nutricional, são amplamente utilizadas na fabricação de rações para animais de corte ou domésticos. Esta ração, muito usada na criação de aves de corte, como frangos e perus, que, por conta da alimentação rica em proteína concentrada, crescem e chegam mais rápido ao ponto de abate. Reciclagem de vidro
Telhado à base de PET
Tijolos de plástico reciclável tipo LEGO
Desenhado por Ecomat, esses tijolos coloridos entrelaçados são leves, resistentes a terremotos e 100% reciclados.
Livros plásticos: mais resistentes e 100% recicláveis
Com tecnologia 100% nacional, o produto começa a ganhar espaço no mercado. O papel sintético é feito a partir de plásticos de embalagens, rótulos e sacolas plásticas.
Mais