Química Tecnológica
Reações Redox
As reações redox formam a terceira das classes principais das reações químicas. Elas são extraordinariamente versáteis. Muitas reações comuns, como a combustão, a corrosão, a fotossíntese, o metabolismo dos alimentos e a extração de metais de minérios parecem completamente diferentes, mas, ao examinar essas reações ao nível molecular, sob a óptica de um químico, pode-se ver que elas são exemplos de um único tipo de processo.
Oxidação e Redução
Examinemos algumas reações para ver o que elas têm em comum. A reações entre magnésio e oxigênio, que produz óxido de magnésio é usada em fogos de artifício, para produzir faíscas brancas. Ela também é usada, menos agradavelmente, em munição traçadora e em dispositivos incendiários. A reação entre o magnésio e o oxigênio é um exemplo clássico de reação de oxidação, que, no sentido original do termo, significa “reação com o oxigênio”. Durante a reação, os átomos Mg do magnésio sólido perdem elétrons para formar íons Mg2+ e os átomos O do oxigênio molecular ganham elétrons para formar íons O2-:
2Mg(s)+ O2 (g)→2Mg2+(s)+2O2-(s), como 2MgO(s)
Uma reação semelhante acontece quando magnésio reage com cloro para produzir cloreto de magnésio:
Mg(s)+Cl2(g)→Mg²+(s)+2Cl-(s), como MgCl2(s)
Como o padrão de reação é o mesmo, faz sentido interpretar a segunda reação como uma “oxidação” do magnésio embora o oxigênio não esteja envolvido. Nos dois casos, há o aspecto comum da perda de elétrons do magnésio e sua transferência de elétrons de uma espécie para outra é hoje reconhecida como a etapa essencial da oxidação. Os químicos definem oxidação como a perda de elétrons, desconsiderando as espécies para as quais os elétrons migram.
Podemos reconhecer a perda de elétrons observando o aumento da carga de uma espécie. Essa regra também se aplica a ânions, como na oxidação dos íons brometo (carga-1) a bromo (carga 0) em uma reação usada comercialmente na obtenção de bromo.
2NaBr(s)+Cl2(g)→2NaCl(s)+Br2(l)
Aqui,