química - respiração celular
Série: 2ª série EM - 1º TRIM
Professora: Ivone Azevedo da Fonseca
Assunto: Respiração Celular
RESPIRAÇÃO CELULAR
– A MAIS QUÍMICA DAS REAÇÕES BIOLÓGICAS –
Questão certa em vestibulares de biologia, a respiração celular necessita de um pouco de paciência para ser entendida. O resumo abaixo, ilistrado com alguns esquemas, faz com que o vestibulando perceba com facilidade o que é este processo.
Mesclando conhecimentos de química e biologia, e até mesmo de física, este ganho e perda de energia que se dá dentro das células de nosso corpo, fazem com que estejamos em constante atividade, sem mesmo percebermos.
RESPIRAÇÃO CELULAR
A energia necessária para a manutenção da vida, na maioria dos seres vivos, provém da reação entre os alimentos ingeridos e as moléculas de oxigênio. As principais etapas desse processo ocorrem nas MITOCÔNDRIAS.
Mitocôndrias são organelas formadas de dupla membrana, do mesmo tipo da membrana plasmática. A membrana externa é lisa e a interna, coberta de pregas, chamadas de “cristas mitocondriais”. No interior das mitocôndrias há uma solução coloidal com várias substâncias dissolvidas, sendo que, entre elas há DNA, RNA e ribossomos e é chamada “matriz mitocondrial”.
www.unificado.com.br
1
Sobre as cristas mitocondriais existem enzimas respiratórias e uma molécula transportadora de energia, o ATP (trifosfato de adenosina).
As enzimas oxidativas existentes nas cristas mitocondriais reagem com o corante verde janus B, oxidando-o, o que faz com que as mitocôndrias, habitualmente incolores, apresentem uma cor verde, sendo que o corante permanece incolor no restante do hialoplasma. #
HIPÓTESE
DA
ORIGEM
DAS
MITOCÔNDRIAS:
em experimentos com substâncias radioativas, observou-se que as mitocôndrias são capazes de se autoduplicar com independência em relação à célula onde se encontra. Elas possuem características de seres procariontes, como ribossomos pequenos, DNA em anel e