Química - Precisão de métodos de determinação de substâncias
OBJETIVO:
Na prática nº 2 o objetivo inicial era avaliar a precisão de dois métodos que determinam a densidade (densidade = massa/volume) de diferentes amostras sólidas. O primeiro método é feito através de uma leitura indireta de volume, já no segundo por uma leitura direta de volume.
Após obter os resultados, foi determinado e comparado os dados de densidade de concentrações diferentes de uma solução de 50 mL de NaCl .
Em seguida foi efetuado o teste de chama para a identificação de cátion metálica, onde foi utilizado soluções dos sais K, Cu, Ba, Ca, Na e Li.
INTRODUÇÃO:
As partes A e B da aula prática tinham como objetivo observar a precisão de métodos diferentes de obter densidade, além de a densidade, por ser a razão entre a massa de um objeto e seu volume, é uma propriedade física útil para identificar as substâncias.
Parte A: Determinação de densidade por leitura indireta de volume
Nesse experimento deseja-se descobrir a densidade dos metais Al e Fe através da pesagem do erlenmeyer seco e preenchido com H2O para determinar o volume do erlenmeyer, depois pesar separadamente uma certa quantidade de metal de Al e Fe fora e dentro do recipiente com H2O. Tais dados permitirá o cálculo do volume de H2O e do volume do metal e, dessa forma, poderá ser calculada a densidade (D = Massa do metal/Volume do metal).
Parte B: Determinação de densidade por leitura direta de volume
No experimento B deseja-se pesar os metais, depois utilizando um determinado volume de água em uma proveta e observar a diferença de volume após adicionar a quantidade de metal pesado no início da experiência. Essa diferença é o volume de cada metal. Os resultados obtidos permitirão o calculo da densidade de cada metal.
Parte C: Determinação da densidade de uma solução em diferentes concentrações
Nesse experimento deseja-se observar a diferença de densidade de diferentes concentrações através da