Química-polímeros no nosso cotidiano
EM NOSSO COTIDIANO
Você já parou para pensar o que seria da modernidade sem a presença dos polímeros sintéticos? Para ser mais preciso, imagine um carro sem o conforto em seu interior? Ou como seria difícil escrever com penas de ave, ou ainda vestir roupas feitas com lã de carneiro? Isso sem falar no computador, que é o maior exemplo de avanço tecnológico.
Pois saiba que todo o conforto que usufruímos hoje depende da presença de polímeros em nosso cotidiano. Os painéis, estofados e acessórios que compõem os luxuosos carros são feitos a partir desta classe de compostos orgânicos: os polímeros sintéticos. E mais: a caneta com que escrevemos, as roupas feitas com os mais variados materiais (nylon, ryon), a estrutura dos computadores (teclado, mouse, CPU), enfim, vários objetos que fazem parte da vida moderna contém em sua composição algum tipo de polímero sintético.
Pode-se afirmar que nos países mais desenvolvidos são gastos anualmente mais de 100 quilos de polímeros sintéticos por habitante, ou seja, são compostos essenciais para nossa sobrevivência. Tudo isso seria benéfico se não fosse o perigo representado pelo aumento no uso de polímeros. Eles são uma grande ameaça para a humanidade em razão do descarte incorreto: os rios, mares e áreas verdes recebem diariamente centenas destes materiais que possuem a propriedade de não serem biodegradáveis. Sendo assim, se acumulam na natureza contaminado o ambiente.
Para continuarmos usufruindo dos benefícios dos polímeros, precisamos nos conscientizar dos perigos do descarte incorreto, para que a poluição não responda por nossos atos. A presença de polímeros pode ser somente para o nosso bem!
A ORIGEM DOS PLÁSTICOS
A origem da palavra plástico vem do grego plastikós, que significa adequado à moldagem. Plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros que, por sua vez, são formadas por moléculas menores denominadas monômeros.
Os plásticos