Química- Padronização de Soluções
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Petrolina, Setembro de 2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SERTÃO PERNAMBUCANO
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Equipe:
Daniella Rodrigues
Giovanna Nogueira
Giovanni da Silva
Marcos Roberto
Henrique Hamuraby
Turma/ Curso:
4º Ano/ Química
Professora:
Keyte Nayara
Petrolina, Setembro de 2013
OBJETIVO
Padronizar solução aquosa de ácido sulfúrico, a 0,02 N ou a 0,01M e solução de hidróxido de sódio a 0,02 N ou a 0,02 M.
INTRODUÇÃO
A padronização de uma solução, tem por finalidade a determinação de sua concentração real (ou pelo menos um valor muito próximo do real). Conhecer a concentração real é importante quando a solução será utilizada para análises quantitativas.Por meio deste processo é possível encontrar o Fator de Correção, um valor adimensional utilizado para conformidade da concentração da solução em questão. Antes da padronização é conhecida a normalidade teórica. Após a padronização a concentração real da solução (normalidade verdadeira) é definida pelo produto.
Uma solução padrão é a solução cuja concentração é conhecida, esta pode ser preparada a partir de uma substância primária, a qual medida a massa, que depois é dissolvida num solvente apropriado e posteriormente diluída num balão volumétrico. O padrão primário deve atender a alguns requisitos como, grau de pureza superior a 99,95%, fácil secagem, estável tanto em solução como no estado sólido, não higroscópico nem volátil, não reagir com a luz, elevado peso molecular.
O método pelo qual se determina uma quantidade desconhecida de uma substância particular, mediante a adição de um reativo-padrão que reage com ela em proporção definida e conhecida é denominado Titulação. A