Química orgânica
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
Disciplina Química Geral II
Equilíbrio Químico das Reações
Ingrid Brito Barbosa¹
1 – Discente do curso Bacharelado em Química
Ilhéus – Ba
Dezembro de 2011
1 – Introdução
Reações químicas são feitas a todo tempo, seja em laboratórios, nas ruas ou até mesmo em nossa casa. O que sabemos delas é que elas ocorrem quando as características dos reagentes são modificadas, seja por mudança de coloração, desprendimento de gás ou por aparecimento de um precipitado.
Mas, o que ocorre na verdade no processo de reação é que eventualmente elas não se completam. Depois de um certo tempo, tudo parece ‘parar’, a mudança na cor o gás parando de se desprender. Essa estagnada no tempo é chamada de equilíbrio químico que é como se os produtos e reagentes dividissem o mesmo espaço se interconvertendo rapidamente [ ].Para que o estado de equilíbrio seja atingido, é necessário que o sistema seja fechado e sua temperatura seja constante[ ].
Por ser dinâmico o equilíbrio químico envolve dois processos que ocorrem exatamente na mesma velocidade sendo que um deles sempre estará neutralizando o outro. O equilíbrio químico pode ser homogêneo, quando seus elementos se encontram no mesmo estado físico ou podem ser heterogêneos quando estão em estados diferentes[ ].
Sendo assim é ‘falso’ o termo que comumente os químicos se atrevem a usar dizendo que uma reação se completou. Nenhum reagente é totalmente consumido nas reações, eles apenas se encontram em quantidades tão minúsculas que se torna quase impossível de ser calculada, dando a reação um conceito de estabilidade quando seus reagentes e produtos alcançaram um equilíbrio[ ].
2 – Objetivo
Caracterizar o estado de equilíbrio de sistemas químicos e reconhecer os fatores que influenciam no Equilíbrio através de conhecimentos do Princípio de Le Chatelier, assim como determinar a expressão da constante de equilíbrio.
3 – Materiais e