Química Orgânica - Álcoois
Os álcoois, sob o ponto de vista teórico, podem ser considerados como derivados da água. Isso quer dizer que eles são estruturalmente semelhantes a ela, mas não podem ser necessariamente obtidos a partir dela. Para formar um álcool, podemos trocar um hidrogênio da molécula de água por um radical em que a valência livre esteja em um carbono sp3. São compostos muito reativos devido à presença da hidroxila e apresentam caráter ácido, por isso reagem com metais, anidridos, cloretos de ácidos, metais alcalinos.
Esses compostos orgânicos apresentam o grupo funcional hidroxila (-OH) preso a um ou mais carbonos saturados. A nomenclatura destes é feita a partir da troca do final do hidrocarboneto correspondente pelo sufixo ol. Classificação dos álcoois
Os álcoois podem ser classificados em primários, secundários ou terciários, dependendo de onde a hidroxila estiver ligada.
Quanto ao número de hidroxilas : Monoálcool: Possui apenas um agrupamento hidroxila em sua cadeia carbônica.
Diálcool (glicol): Possui dois grupamentos hidroxila em sua cadeia carbônica. Triálcool: Possui três grupamentos hidroxila em sua cadeia carbônica. Poliálcool: Possui mais de três grupamentos hidroxila em sua cadeia carbônica.
Quanto ao tipo de carbono a que a hidroxila encontra-se ligada:
Primários: A hidroxila fica ligada a um carbono primário.
Secundários: A hidroxila fica ligada a um carbono secundário.
Terciários: A hidroxila fica ligada a um carbono terciário. Principais álcoois Os