QUÍMICA ORGÂNICA (Armas Químicas e Biólogicas)
PROFESSOR: Ms. MÁRCIO EVANGELISTA
ACADÊMICO: JOÃO PAULO MARTINS DA SILVA
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA
PERÍODO: 2013/2
ARMAS QUÍMICAS E BIOLÓGICAS
TRINDADE 20 DE NOVEMBRO DE 2013
SARIN
O sarin é uma molécula quiral porque tem quatro substituintes quimicamente diferentes ligados ao centro de fósforo tetraédrico. A forma SP (o (–) isómero ótico) é o enantiômero mais ativo devido à sua maior ligação por afinidade a acetilcolinesterase. 7 8 É geralmente fabricado como mistura racémica - uma mistura em partes iguais de ambas as formas de enantioméricas - da reação de alcoolize do metilfosfonil difluo reto com álcool isopropílico:
FÓRMULA
EFEITOS
O sarin é especificamente um potente inibidor da enzima acetilcolinesterase,9 uma proteína que degrada o neurotransmissor acetilcolina depois de liberado na fenda sináptica. Nos vertebrados, a acetilcolina é o neurotransmissor presente na junção neuromuscular, em que os sinais são transmitidos entre os neurônios do sistema nervoso central às fibras musculares. Normalmente, a acetilcolina é libertada do neurônio para estimular o músculo, após degradada pela acetilcolinesterase, permitindo assim o relaxamento do músculo. A acumulação de acetilcolina na fenda sináptica, devido à inibição da colinesterase, significa que o neurotransmissor continua a atuar sobre a fibra muscular, de modo que quaisquer impulsos nervosos são transmitidos continuamente.
O sarin age sobre a colinesterase, formando uma ligação covalente com o resíduo particular deserina no sítio ativo. O flúor é o grupo lábil, e o fosfoéster resultante é robusto e biologicamente inativo.
SOMAM
Somam é uma substância utilizada como arma química, do grupo dos anticolinesterásicos. Suas características são alta lipossolubilidade em membranas biológicas, sendo incolor, solúvel e altamente tóxico. Interfere no sistema nervoso dos mamíferos através da inibição da