Química organica
Componente Curricular:
Química Orgânica
PRÁTICA NO _______
TÍTULO DO EXPERIMENTO
______________________________________________________________
ALUNOS: _________________________________
_________________________________
_________________________________
_________________________________
Professora: Amanda Cidade
Data: ___/___/_____
1. Introdução
Também denominada hidrólise alcalina, a reação de saponificação é um tipo de reação química que ocorre entre um éster e uma inorgânica ou um sal básico, tendo como produtos finais um sal orgânico e um álcool.
O nome saponificação se deve ao fato de que, quando se utiliza um éster derivado de um ácido graxo em reações desse tipo, produz-se o sabão, e já que a principal fonte natural de ácidos graxos são gorduras e óleos, suas hidrólises alcalinas são os principais processos aplicados à produção de sais de ácidos graxos, popularmente conhecidos como sabões. Resumidamente, temos:
Óleo ou gordura + base forte sabão + glicerol Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe-tcAA/relatorio-ii-saponificacao
Uma das reações de obtenção do sabão ocorre da seguinte maneira: Um glicerídeo reage com a soda caustica formando o sabão. As bases mais utilizadas nas reações de saponificação são o hidróxido de sódio (NaOH), que produz um sabão mais consistente, ou o hidróxido de potássio (KOH), que dá origem a um sabão mais mole, conhecidos como sabões potássicos. No Brasil, ainda é frequente a fabricação caseira de sabão, para a qual se utiliza a água de cinza (lixívia), em vez de hidróxidos de potássio ou de sódio. A água de cinza tem caráter alcalino devido ao carbonato de potássio que a compõe, que, em solução aquosa, libera íons OH-.
Outro produto da reação de saponificação é o glicerol, um composto orgânico que faz parte do grupo dos álcoois. Devido a