Química modelos atômicos
ATÔMICOS
COLÉGIO LA SALLE CARMO
Alunas: Dimítria Tanaka e Fernanda Melotto
Números: 09 e 12
Turma: 101
Professora: Daniela Boff
Matéria: Química
1. INTRODUÇÃO:
Ao decorrer desse trabalho, falaremos sobre os modelos atômicos dos cientistas: Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr e Sommerfeld.
O nosso objetivo, é aprofundar nosso conhecimento em relação aos modelos atômicos de cada cientista, definindo, detalhando e explicando-os.
Esse trabalho está organizado em títulos com nome dos cientistas, e em seguida, seu desempenho.
A metodologia utilizada foi pesquisa em diferentes sites da internet, incluindo textos e fotos.
MODELO DE DALTON:
John Dalton (Eaglesfield, 6 de Setembro de 1766 - Manchester, 27 de Julho de 1844) foi um professor inglês, que publicou um trabalho, definindo seu modelo, não somente sobre teorias atômicas, mas também às leis de conservação de massa e de formação de composto.
Dalton tinha alguns fundamentos/conceitos sobre seu modelo, entre eles:
- Todas as coisas existentes na natureza, são formadas por partículas microscópicas, denominadas como átomos.
- Átomos: são indivisíveis, e indestrutíveis.
- O número de tipos de átomos diferentes, é pequeno.
- Átomos com elementos iguais, apresentam características iguais, como átomos de elementos diferentes, apresentam características diferentes. Combinando os átomos, em certas proporções, formam-se todas as matérias existentes no universo.
- Os átomos são semelhantes a esferas maciças, dispostas através de empilhamento.
- Os átomos permaneciam inalterados durante reações químicas, apenas configuram outro arranjo.
Ou seja, Dalton acreditava que o átomo seria uma esfera maciça, homogênea, indestrutível, indivisível e com carga elétrica neutra. Uma comparação a esse átomo pode ser bolinhas de gude, pois são maciças e esféricas.
MODELO DE THOMSON: