Química Inorganica
1) Compare a primeira energia de ionização do cálcio com a do zinco. Explique a diferença em termos do balanço entre a blindagem com o aumento do número de elétrons d e do aumento da carga nuclear.
2) Compare as primeiras energias de ionização do estrôncio, bário e rádio. Relacione a irregularidade com a contração dos lantanídeos.
3) As segundas energias de ionização de alguns elementos do quarto período são:
Cálcio (Z=20)
Escândio (Z=21)
Titânio
(Z=22)
Vanádio
(Z=23)
Cromo
(Z=24)
Manganês
(Z=25)
1145
1235
1310
1365
1592
1509
KJ mol-1 Identifique o orbital em que ocorre a ionização e explique a tendência nos valores
4) Explique as tendências, elemento por elemento, ao longo do terceiro período para: Energia de ionização, afinidade eletrônica e eletronegatividade.
5) Explique por que dois elementos do grupo 5, nióbio(Período 5) e tântalo(Período 6), possuem o mesmo raio atômico.
6) Discuta a tendência nas eletronegatividades ao longo do segundo período, do lítio ao flúor. Você seria capaz de explicar, em detalhes, a tendência na energia de ionização?
7) (a) O que significa o termo carga nuclear efetiva?
(b) De que forma a carga nuclear efetiva sofrida pelos elétrons de Valencia de um átomo varia indo da esquerda para a direita em um período da tabela periódica?
8) (a) Como o conceito de carga nuclear efetiva é usado para simplificar as numerosas repulsões elétron-elétron em um átomo polieletrônico?
(b) Quem sofre a maior carga nuclear efetiva em um átomo de Be, os elétrons 1s ou os elétrons 2s? Explique.
a) Se cada elétron interno fosse totalmente eficiente em blindar os elétrons de valência da carga total do núcleo e os elétrons de valência não fornecessem blindagem uns para os outros, qual seria a carga nuclear efetiva atuando em um elétron de valência no K e no Br?
9) (a) Se os elétrons internos fossem totalmente eficientes em blindar os elétrons de valência da carga total do núcleo e os