Química Geral
O culpado é Getúlio Dornelles Vargas (1917-21)
Trabalho apresentado ao Professor Lourismar Barroso da disciplina de História Geral sobre o livro “Getúlio, 1882 - 1930: Dos Anos de Formação à Conquista do Poder” para obtenção de nota no 1º bimestre.
Introdução
Getúlio Dornelles Vargas nasceu no Rio Grande do Sul, na cidade de São Borja em 1882. Tornou-se Bacharel da Faculdade de Direito de Porto Alegre em 1907 e com isso, começou sua carreira política, elegendo-se deputado estadual, deputado federal e líder da bancada gaúcha entre 1923 e 1926 pelo Partido Republicano Rio Grandense.
Capítulo 7 - Índia é estuprada e cacique, morto a tiro.
O culpado é Getúlio Dornelles Vargas (1917-21)
Na choupana a poucos metros da estrada a índia Brandina da Silva, esposa de João Tibúrcio, foi ameaçada por dois homens que se reagisse ao abuso sua filha seria morta, não tendo como se defender foi estuprada e logo depois a polícia identificou eles como Getúlio Dornelles Vargas e Leriano Rodrigues de Almeida.
Depois que cometeram o crime e se preparavam para irem embora, os índios souberam do que havia acontecido e foram vingar a vítima. Foram recebidos a bala e um tiro acertou um dos índios, conhecido como João Mineiro - irmão de Brandina - que não resistiu e morreu, e outro tiro acertou o cacique Fongue - pai de João Tibúrcio -, que morreu na hora.
Getúlio e Leriano montaram em seus cavalos que estavam ali perto para fugir do local. Mas, seriam pegos a poucos quilômetros dali por uma patrulha policial que, alertada do crime, foram atrás deles. Depois de surpreendidos em um mercado, foram amarrados e levados até o município de Palmeira das Missões, onde ficava a delegacia mais próxima. Durante a viagem, os