Química Experimental - Lei de Lavoisier
Observar e comprovar as leis das transformações químicas, especificamente a Lei da Conservação de Massa de Lavoisier. Com base na lei, realizar cálculos tomando como base a equação balanceada da reação e comparar dados experimentais com dados tabelados.
2. Introdução
A Lei da Conservação de Massa de Lavoisier foi introduzida em 1774. Trabalhando principalmente com balanças, Lavoisier verificou que a massa dos reagentes numa reação era a mesma massa encontrada nos produtos, após a reação. Assim sendo, se havia alguma perda de massa, essa não era mensurável. Essa observação é a origem do conceito popular de que "na Natureza nada se destrói, tudo se transforma."
O enunciado da lei diz que a soma das massas antes da reação é igual à soma das massas após a reação, ou que o ganho ou perda de massa numa reação não é mensurável. Na realidade, em reações nucleares onde há extrema liberação de energia, pode haver de fato redução de massa para os produtos. O físico Albert Einstein permitiu que isso fosse perfeitamente compreensível e mensurável de acordo com sua equação que relaciona energia e matéria: E = mc2, onde E é a energia, m é a massa e c é a velocidade da luz no vácuo. Dessa maneira, massa e energia podem ser considerados como uma coisa única, ou ainda interconversíveis. A massa não é perdida, mas convertida em energia.
3. Materiais e métodos
Materiais:
Beckers de Xml ***
Pipeta de Xml ***
Balança
Filtro de papel
Forno ***
BaCl2 (X mol/L) ***
H2SO4 (X mol/L) ***
Vidro de relógio ***
Equipamento p/ drenar o líquido ***
O experimento foi realizado em 3 partes:
Parte 1
Os beckers A e B foram pesados, e seus pesos foram anotados. Foi então colocado no becker A 10ml de BaCl2, e o becker foi pesado. No becker B foi colocado 10ml de H2S)4, e seu peso anotado. O becker C recebeu o conteudo de A e B, foi pesado. Os pesos se encontram na tabela abaixo:
(tabela no caderno)
Parte 2
O conteudo de C foi colocado no filtro