Química - eletrólitos
Polaridade na química é energia
Ligação iônica ======> Polar
Ligação covalente ===> Polar ou apolar
Molécula polar e apolar Moléculas formadas por ligações iônicas serão polares. Moléculas formadas por ligações covalente serão: - Polares: Quando o vetor momento dipolar for diferente de 0. - Apolares: Quando o vetor momento dipolar for igual a 0.
O que é o vetor momento dipolar? É um vetor que representa a polarização de uma ligação. O sentido dele será sempre do átomo de menor eletronegatividade para o de maior eletronegatividade.
Dicas:
Determinar a Polaridade de uma Molécula não é simples. É preciso realizar cálculos vetoriais que dependem bastante da geometria da molécula e levam muito tempo pra fazer. Então eu vi algumas dicas na internet que são muuuuuito úteis e facilitam bastante.
* Moléculas diatômicas (com 2 átomos diferentes): Se os átomos forem iguais (de mesmo elemento) automaticamente eles vão possuir a mesma eletronegatividade, logo a molécula é apolar pois não há a formação de polo negativo e positivo. Se os átomos forem diferentes (de elementos diferentes) há diferença de eletronegatividade, o que gera um pólo negativo e outro positivo. Dizemos então que a molécula é polar.
* Hidrocarbonetos (compostos formados só por Carbono e Hidrogênio):
Apesar de serem elementos diferentes, as moléculas formadas por C e H são tidas de um modo geral como apolares por causa da baixa diferença de eletronegatividade.
* Hidrogênio com Flúor, Oxigênio ou Nitrogênio (Ou simplesmente “FON”):
Praticamente todas as moléculas que possuírem ligações de hidrogênio com algum desses três elementos (Flúor, Oxigênio e Nitrogênio) serão polares. Isso se deve a grande diferença de eletronegatividade que criam as famosas Pontes de Hidrogênio.
Forças intermoleculares
Para substâncias iônicas a força entre as moléculas é do tipo eletrostática. Os compostos normalmente (não é sempre!)