Química - Diagrama de Fases
Introdução
A fase de uma substância, é uma forma de matéria que é uniforme em toda a composição química e estado físico. Podemos encontrar as posições precisas das curvas de equilíbrio em um diagrama de fases para um componente puro ou misturas usando o fato de que, quando duas fases estão em equilíbrio, seus potenciais químicos têm de ser iguais. A regra das fases é uma regra útil que foi derivada por Gibbs e é dada pela equação: f=c-p+2. Onde c é o número de componentes e p é o número de fases presentes no sistema. O termo graus de liberdade, f, dá o número de variáveis intensivas que podem mudar independentemente, sem perturbar o número de fases em equilíbrio. Os líquidos parcialmente miscíveis formam soluções cujo comportamento se afasta bastante do ideal. Considerando os diagramas temperatura-composição para sistemas que consistem em pares de líquidos parcialmente miscíveis, que são líquidos que não se misturam em todas as proporções em todas as temperaturas.
Num sistema binário isomorfo, os dois componentes são completamente solúveis um no outro.
• A leitura de diagramas isomorfos é feita primeiramente definindo o par composição-temperatura desejado.
Esse par define um ponto no diagrama.
• Se o ponto desejado estiver num campo onde somente existe uma fase, a composição já está definida, e a fase é a indicada no campo do diagrama.
• Se o ponto estiver numa região onde existem duas fases em equilíbrio, a determinação da composição das fases presentes é possível traçando-se um segmento de reta horizontal que passa pelo ponto e atinge as duas linhas que delimitam o campo de duas fases (linhas líquidos e sólidos). As composições das fases líquida e sólida são dadas pelas intersecções deste segmento de reta e as respectivas linhas de contorno.
A partir de um diagrama de fases podemos obter informações importantes, tais como:
Condições de arrefecimento (equilíbrio);
As fases presentes para diferentes