química básica
Constituição da Matéria
Matéria é definida pela ciência como tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Uma porção limitada de matéria recebe o nome de corpo. Quando este corpo é transformado, prestando-se a determinado uso, recebe o nome de objeto.
Exemplos: um anel (objeto) fabricado a partir de uma barra de ouro (corpo); uma placa de mármore (corpo) que dá origem a uma mesa (objeto).
Jonh Dalton propôs sua teoria sobre a estrutura da matéria, que ficou conhecida como teoria atômica de Dalton. As principais observações feitas por Dalton foram:
- Toda matéria é formada por partículas extremamente pequenas, esféricas, maciças e indivisíveis: os átomos
- Átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes.
- Átomos entre si podem se unir formando moléculas.
- Uma reação química nada mais é do que união e separação de átomos.
Porém no século XX ficou provado que os átomos são formados na verdade por três partículas fundamentais: elétrons, prótons e nêutrons.
Transformações físicas
Um metal que se transforma em fio, a construção de objetos de madeira, dissolução de açúcar em água, a evaporação do álcool,são exemplos de mudanças de estado físico. Essas transformações em que apenas a aparência é alterada e não há formação de novas substâncias são chamadas de transformações físicas. Dependendo da pressão e da temperatura em que se encontra a matéria, ela pode existir em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
A tabela a seguir representa as características das partículas formadoras da matéria nos três estados físicos:
Mudanças de estado
Quando a pressão é constante, as mudanças de estado ocorrem quando o material é submetido a variações de temperatura: aquecimento ou resfriamento. Nesse caso a temperatura de mudança de estado também permanecerá constante. A água, por exemplo, a 25°C e 1 atm é líquida; se diminuirmos a temperatura para -10°C, ela passará a ser sólida;