Química analitica
Titulação é o método pelo qual podemos encontrar uma quantidade incógnita de uma substância particular, mediante ao acrescimento de um reativo-padrão que reage com ela em proporção definida e conhecida Sendo que essa substância pode apresentar característica ácida ou alcalino-básica. Quando essa substância de concentração desconhecida é um ácido usamos uma base de concentração distinguida para definir a concentração do ácido e vice-versa (MERCONDES, 2002).
Na década de 80 Svante Arrehenius em meio as suas experiências com substâncias diluídas em água observou que: os compostos que em meio aquoso se ionizam, isto é, dão origem a íons, produzindo cátion H+, obtendo (H3O+). Esses compostos são os ácidos, que em meio aquoso conduzem eletricidade. Isso ocorre porque eles se desdobram em íons. E apresentam um sabor azedo. E propôs também uma teoria para os compostos que e em solução aquosa dissociam-se em íons hidroxilas (OH), e chamou-as de bases. (ALVES, 2002).
A fenolftaleína é um indicador que quando acrescentada em meio alcalino (básico) se torna rosa carmim, ou se o composto for de natureza ácida ou neutra ela permanece incolor a substância. Em alguns casos ele pode ser utilizado para fazer a neutralização de algumas substâncias, onde, através da titulação adiciona-se um neutralizante até que aconteça a neutralização (MERCONDES, 2002).
O objetivo da aula prática foi não só a determinação da concentração de ácido no ácido acético (vinagre), como também o aprendizado do real sentido do significado de titulações, analisando mais uma vez a mudança de cor quando adicionado um indicador a solução em questão.
2. MATERIAIS e MÉTODOS
2.1 MATERIAIS
● Béquer
● Balão volumétrico de fundo chato (500mL)
● Balão volumétrico (250mL)
● Vidro de relógio
● Bastão de vidro
● Pipeta
● Bicete
● Balança Analítica
● Água destilada
● NaOH (hidróxido de sódio)
● HCl (ácido clorídrico)
● Fenolftaleína
2.2 METODOLOGIA
Antes de iniciar a