química ambiental
IFAM-Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas
Disc: Química Ambiental
Curso: tec. em meio Ambiente
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
COMPOSIÇÃO DO AR
OXIGÊNIO
NITROGÊNIO
PROPRIEDADES DO AR A IMPORTÂNCIA DO AR
O AR E A GERAÇÃO DE ENERGIA
INTRODUÇÃO
Muitas são as situações do nosso dia a dia em que percebemos a presença do ar. Quando sentimos a brisa suave no rosto, quando vento sopra forte balançando os galhos das árvores, quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo dos nossos pulmões, etc...
Não podemos vê-lo nem tocá-lo. Ele é invisível, incolor e inodoro. Mas existe tem peso e ocupa espaço.
COMPOSIÇÃO DO AR
Ar e o nome da mistura de gases que compõem a atmosfera da terra. Ele é composto principalmente de nitrogênio, oxigênio e argônio, que juntos constituem a maior parte dos gases da atmosfera. Os demais incluem gases de efeito estufa como vapor de água, dióxido de carbono, metano, óxidos nitrosos e ozônio. Ar filtrado contém traços de vários outros compostos químicos. Muitas substâncias naturais devem estar presentes em pequenas quantidades em uma amostra de ar não filtrada, incluindo poeira, pólen, cinzas vulcânicas, compostos de flúor, mercúrio metálico e compostos de enxofre como dióxido de enxofre.
Os dois gases presentes em maior quantidade são o nitrogênio e o oxigênio.
OXIGÊNIO- A maioria dos seres vivos (plantas, inclusive) necessita do gás oxigênio para respirar. Portanto a presença desse gás na atmosfera é importantíssima para a vida na terra. O processo utilizado pelas plantas para obter o próprio alimento e denominado fotossíntese, que também produz oxigênio. Assim a fotossíntese é fundamental para manter a quantidade de gás oxigênio na atmosfera do nosso planeta e assegurar a sobrevivência dos seres que necessitam desse gás para respirar.
NITROGÊNIO- É o principal componente da atmosfera terrestre. Esse elemento chega ao solo através de compostos