Qumicaaa

252 palavras 2 páginas
Indice

Introducao

Hidrocarbonetos Aromáticos:

● Conceito:
Hidrocarbonetos aromáticos são geralmente compostos caracterizados por apresentar como cadeia principal um ou vários anéis benzênicos, sendo a "aromaticidade" melhor definida como uma "dificuldade" das ligações duplas de um composto reagirem em reações típicas de alcenos, devido a uma deslocalização destas na molécula.
A designação de aromaticos, surgiu pelo facto de os primeiros compostos obtidos de fontes naturais tendo apresentado um aroma agradável, apesar de mais tarde ter-se verficado que nem todos possuiam esta característica; a designação antiga mantem-se aos dias de hoje.
Esses compostos apresentam uma nomenclatura particular, que não segue as regras utilizadas na nomenclatura dos outros hidrocarbonetos. Além disso, não existe uma fórmula geral para todos os aromáticos.

● Benzeno como representante dos Hidrocarbonetos aromáticos
O Benzeno é o mais simples e representante da série homóloga dos hidrocarbonetos aromáticos. É conhecido desde 1825, descoberto pelo Faraday. Mas só em 1865 é que se representou a 1ª estrutura do August Kekulé.

TRABALHO DE KEKULÉ
Em 1865 o alemão Kekulé sugeriu a fórmula ciclica da estrutura do Benzeno com três (3) ligações duplas e três (3) ligações simples intercaladas com fórmula molecular de C₆H₆.
E as três (3) ligações simples não se encontravam fixas mas ficam oscilando nas duas posições possíveis.

Mas está estrutura não explicava o estranho comportamento químico de Benzeno de ser pouco reactivo sofrendo preferencialmente reacções de substituição e não de adição como seria de esperar para um composto que apresenta ligações duplas.
Estes aspectos dizeram fracassar a Teoria de Kekulé

Relacionados