Quisques de informação
IRQs (Interrupt Request Line) são interrupções de hardware que funcionam como um alerta ao processador para garantir seu funcionamento em perfeita ordem.
Estes funcionam como um tipo de chave que o processador utiliza criando uma espécie de ponte entre os aplicativos ativos por um tempo e depois vai se deslocando uma a uma, porém a velocidade do processador é tão alta que nos dá a impressão de que todas as chaves estão funcionando ao mesmo tempo.
FUNCIONAMENTO DAS IRQs
Existem muitas operações que estão em funcionamento dentro de um processador quando um computador está ativo, mas nem todas essas operações esperam para ser executadas o que é o caso da digitação de caracteres que estão compondo esta pesquisa e o movimento do cursor do mouse que tem uma interpretação muito rápida mesmo quando o computador está realizando uma tarefa que exige um pouco mais de seu desempenho. Existem também outras operações que precisam de uma maior flexibilidade na sua execução como por exemplo, a transferência de dados através da placa de rede e a leitura e escrita nos HDs.
Seguindo o exemplo da placa de rede pode-se dizer que ela não espera sua vez em uma fila de multitarefas pois isso faria com que o processo retardasse a sua transmissão e consequentemente seu funcionamento fosse devagar.
É por isso que as IRQs estão presentes para garantir que isso não aconteça, de modo que o processador recebe um alerta das IRQs sobre o que está acontecendo naquele dispositivo e desvia toda a sua atenção para ele até que o problema esteja resolvido e só então o mesmo retoma sua execução anterior.
A função das IRQs é essa de avisar o processador quando algo está errado e também garantir seu funcionamento corretamente pois, sem elas o processador não teria capacidade de interpretar tarefas e execuções com tanta rapidez.
Por isso, é sempre bom o usuário saber como funciona o sistema de seu pc para que ele mesmo possa resolver os conflitos que ocorrem em sua máquina sem