quintanares
Mario começou seus primeiros trabalhos literários durante a adolescencia quando ele ingressou em um colégio militar em porto alegre, e conseguiu publica-los na revista literária.
A grande paixão do mario quintana sempre foi a literatura porém seu pai não gostava da idéia, pois não era o que ele estimava para o futuro do filho, mas mesmo assim qando terminou a escola mario decide trabalhar cmo atendente em uma livraria a Livraria do Globo (uma grander livraria na época) , onde trabalha sob a direção de Érico Veríssimo, em 1936.
Com apenas 17 anos publica um soneto em um jornal na cidade e assinou com o pseudônimo como JB. Isso acabou gerando uma repercussão grande, que seu próprio pai se sentiu orgulhoso e começou a se identificar como pai do poeta . e apesar do sucesso todo ele decidiu ir trabalhar na farmácia do pai e logo nos anos seguintes sua mãe falece em 1926 e seu pai em 1927.
Mario Quintana pertence a segunda geração do movimento modernista, ele era totalmente despreocupado em relação á critica, ele dizia que fazia poesia porque sentia necessidade, e segundo criticos a sua poesia há um constante travo de pessimismo e muito de ternura por um mundo que, parece, lhe é adverso. porque a poesia do mário quintana se caracteriza por um profundo humanismo no conteúdo, e na forma uma dificil simplicidade, ele usava ternura, melancolia, intimismo, misticismo, humor irônico (oque disfarçava o sentimentalismo), e nostalgia da infância de pureza e esses eram os motivos de seu mundo poético. e que eu posso falar mais é, que um dos livros mais famosos do poeta é o Caderno H, Mario Quintana publicou no jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, seu “Caderno H”, feito de poesia, humor, sabedoria. , esses cadernos foram os grandes