quinta da boa vista
Constitui-se atualmente em um complexo paisagístico público de grande valor histórico. Nas dependências da Quinta localiza-se o Museu Nacional de Arqueologia e Antropologia, instalado no local do Paço da Imperial Quinta de São Cristóvão(também chamado cronologicamente de Paço de São Cristóvão (1803-1809), Palácio Real (1810-1821), Palácio Imperial(1822-1889) e atualmente também como Palácio de São Cristóvão)1 , sendo este edifício um magnífico palácio em estilo neoclássico,
Foi utilizado durante o Império do Brasil (1822-1889) como residência pela família imperial brasileira, desde a proclamação daindependência do Brasil (1822) por Dom Pedro de Alcântara de Bragança, Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e, posteriormente, o primeiro imperador do Brasil como Dom Pedro I. Tendo antes sido utilizado como residência pela família real portuguesa, a partir de 1808, em decorrência do episódio conhecido como a transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1822), seja como família real do Reino de Portugal ou do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822).
Também localizava-se na quinta o Palácio Leopoldina, demolido nos anos 1930 para dar lugar ao atual Jardim Zoológico do Rio de Janeiro.
Sambaquis
O litoral brasileiro foi ocupado por pescadores coletores no período compreendido entre 6000 anos atrás e o 1º milênio da era cristã, havendo com tudo datações controvertidas que recuam essa antiguidade de 8000 anos. O principal testemunho dessa ocupação é um tipo de sítio arqueológico denominado sambaqui caracterizado por ser uma elevação construída com restos de animais. Nos sambaquis são encontrados esqueletos humanos, restos de fogueiras( evidência de habitação), artefatos utilizados para pescar,caçar e preparar alimentos e corantes.
Marajó
Produziu uma grande diversidade de artefatos, de formas e funções